O que colocar no chão da cozinha? O que funciona em vez de azulejos? - Mexen
O que colocar no chão da cozinha? O que funciona em vez de azulejos?

Acabamento do chão é uma das etapas mais importantes na decoração da cozinha. Atualmente, existem muitos materiais destinados a esse propósito. Com facilidade, você encontrará o que melhor funcionará na sua cozinha. Pode também decidir a cor e o tamanho dos elementos a serem aplicados no chão.

Confira as nossas ideias – também sugerimos o que é melhor para o chão da cozinha em vez dos azulejos clássicos. Descubra quais materiais funcionarão na sua casa.

Acabamento do chão – métodos mais escolhidos

Se está na fase de finalizar a cozinha ou apenas planeja uma renovação, mais cedo ou mais tarde terá que decidir sobre o material a ser usado no acabamento do chão. Como se trata de um ambiente bastante explorado, além de estar sujeito à umidade e mudanças de temperatura, é recomendável escolher um material resistente a danos mecânicos e umidade.

Muitas soluções diferentes funcionam bem na cozinha, tanto as tradicionais quanto as mais modernas. Os seguintes materiais são os mais escolhidos para acabamento do chão:

  • azulejos cerâmicos,
  • azulejos de grés,
  • painéis de vinil,
  • painéis laminados,
  • pisos de resina,
  • pedra natural,
  • aglomerados,
  • piso de concreto,
  • cortiça em placas prontas.

A vasta gama de opções facilita encontrar soluções que funcionem tanto em um estilo rústico quanto em um apartamento moderno. O chão da cozinha pode se tornar o seu verdadeiro ornamento – você decide se terão materiais naturais ou opta por pisos modernos que imitam madeira ou pedra.

Chão de madeira na cozinha - é uma boa ideia?

O chão de madeira está associado a um ambiente familiar acolhedor, por isso muitas pessoas sonham com tábuas de madeira também na cozinha. No entanto, o chão da cozinha está sujeito a danos mecânicos e pode ser molhado ou sujo por restos de comida caindo. O melhor é escolher um material fácil de manter limpo – infelizmente, isso não é o caso do chão de madeira.

Além disso, cada vez mais pessoas optam por instalar aquecimento de chão na cozinha. Pode estar certo de que tábuas de madeira maciça não atenderão às expectativas. Portanto, o que colocar no chão da cozinha? Há algo que pode substituir o chão de madeira?

Painéis de vinil para cozinha - a melhor solução na sua casa!

Na cozinha, tábuas que imitam madeira funcionam perfeitamente. A tecnologia moderna permite que os painéis de vinil, amplamente disponíveis em diversas tonalidades, inclusive imitando espécies exóticas de madeira. Está à procura de uma solução semelhante para o seu apartamento ou casa? Saiba mais em mexen.pt. Escolha entre os pisos LVT da ampla oferta da loja.

O moderno piso de vinil apresenta uma aparência muito natural e uma superfície suave que é agradável ao toque. Além disso, é um material com alta classe de resistência à abrasão.

O vinil na cozinha funcionará perfeitamente. É fácil de limpar e é considerado um dos melhores materiais para aquecimento de piso, graças às suas boas características de transmissão de calor.

Painéis que imitam madeira destacam-se pela aparência natural. Além disso, isolam bem os ruídos, tornando-os uma excelente isolação acústica. O chão coberto com vinil tem uma superfície quente que não atrai poeira. Funcionará perfeitamente tanto em residências privadas quanto em edifícios públicos.

Chão elegante na cozinha

Sonha com uma solução única que dará à sua cozinha um caráter excepcional? Aposte em soluções como azulejos de pedra, que têm formato maior do que os cerâmicos e estão disponíveis numa ampla gama de cores.

O chão de pedra, ou seja, aglomerados de granito e quartzo, cria uma superfície uniforme que se apresenta magnificamente. Sua resistência faz com que dure anos. Vale ressaltar que o granito é resistente a ácidos, tornando a pedra natural praticamente indestrutível.

Se não deseja usar nada além dos azulejos tradicionais na cozinha, opte por uma solução original, como os azulejos hexagonais. O chão da cozinha coberto com eles ganha uma aparência única e funcionará muito bem com aquecimento de chão. Dispor tais azulejos em uma cozinha aberta para a sala permite separar elegantemente a área da cozinha da área de estar.

Ou talvez pedra artificial para o chão da cozinha?

Uma ideia intrigante que vale a pena considerar pode ser o terraço, ou seja, pedra artificial. Apresenta-se tão elegantemente quanto o material natural. É mais barato e mais fácil de manter limpo. Não precisa se preocupar com água ou restos de comida deixando marcas nele.

O terraço está disponível em muitas cores, permitindo encontrar uma solução que se encaixe perfeitamente no estilo da sua cozinha. A madeira é lindamente apresentada na sala de estar, mas o terraço é definitivamente uma opção mais conveniente quando se trata de acabamento de chão na cozinha.

Lembre-se disso ao renovar o chão da cozinha

Os valores estéticos não são tudo. O chão da cozinha deve ser fácil de limpar, exposto a poeira, água e manchas de gordura. Além disso, os materiais usados no acabamento do chão de cozinha devem ser resistentes a UV, umidade e não devem mudar suas propriedades sob a influência de altas temperaturas.

Ao comprar o chão, certifique-se de que cria uma unidade coesa com outros elementos da decoração da cozinha. Ao escolher painéis com revestimento de vinil, você pode ter certeza de que encontrará uma cor que combinada perfeitamente com a tonalidade das paredes ou os móveis já presentes.

O que colocar no chão da cozinha? Como escolher o material? Conclusão

Como escolher o material certo para o chão da cozinha? É preciso considerar muitos aspectos. Entre os mais importantes estão:

  • tamanho do ambiente,
  • orçamento,
  • estilo de acabamento da cozinha,
  • método de aquecimento da cozinha,
  • nível de exploração do ambiente.

Estas são apenas algumas questões a considerar antes de comprar revestimentos de piso.

Tamanho do ambiente e orçamento

O que aparecerá no chão da cozinha depende em grande parte da cubicagem do ambiente e do orçamento. Quanto maior o espaço, mais caro será. No entanto, não vale a pena escolher as opções mais baratas, pois geralmente são menos resistentes à exploração intensiva.

Estilo da cozinha

O material do chão deve estar em harmonia com o estilo da cozinha. Interiores rústicos ficam ótimos com chão de madeira. No entanto, a madeira é relativamente difícil de manter em perfeito estado. O chão de madeira pode ser substituído com sucesso por painéis de vinil. Este material está disponível em uma ampla gama de padrões e cores. Opte por tábuas LVT únicas, que são fáceis de limpar e resistentes à umidade.

Método de aquecimento da cozinha

Cada vez mais pessoas abandonam radiadores clássicos em favor de aquecimento de chão. Nesta situação, o chão de madeira é praticamente excluído. Em vez dele, os painéis LVT revelam-se uma solução melhor. Um piso adequadamente colocado conduz o calor de forma excelente, oferece um bom isolamento acústico e apresenta-se lindamente.

Nível de exploração da cozinha

Considerando o que colocar no chão da cozinha, leve em conta a exploração. O chão em um apartamento para uma pessoa está sujeito a menos desgaste do que em uma família grande. O chão de madeira natural é o menos resistente a danos, enquanto o chão de pedra é o mais difícil de danificar.

Sempre pode optar por uma solução intermediária – o chão de vinil – linda como madeira natural e resistente à abrasão, como chão de pedra.

Pousar...