Descascamos vegetais e frutas e colocamos no recipiente de lixo biodegradável, embalagens plásticas nos resíduos recicláveis, papel para reciclamento de papel, mas o que fazer com o óleo usado? Fritar batatas, bifes suculentos ou mesmo costeletas simples envolve o uso de uma quantidade considerável de óleo de colza ou qualquer outro. Além das questões dietéticas, o óleo após a fritura pode causar muitos problemas quando se trata de seu descarte. Então, podemos despejá-lo no lava-loiça?
Óleo usado – o que fazer com ele?
O óleo usado, em muitos casos, pode ser reaproveitado, desde que não esteja queimado. Após esfriar completamente, pode ser despejado num frasco ou garrafa para uso posterior. O óleo deve ser armazenado em local escuro ou no frigorífico. Se contiver partículas de alimentos, deve ser filtrado através de um coador fino antes.
Outro modo de utilizar o óleo de colza usado é fazer lâmpadas de óleo originais. Na internet, existem muitas inspirações desse tipo; alguns conseguem reaproveitar o óleo após fritar batatas de forma ainda mais interessante – fazendo sabão caseiro. É uma excelente ideia, especialmente se gostas de soluções do tipo e tens muito óleo usado. Com ele, também podes impermeabilizar tábuas de cozinha e até mesmo... cercas de madeira.
Como descartar o óleo após a fritura?
Se não quiseres reciclar o óleo usado por ti mesmo e ele já não serve para fritar novamente, existem muitas opções seguras para descartá-lo. Obviamente, de forma alguma deves despejar o óleo no lava-loiça ou na sanita. Se não for na canalização, então onde despejar o óleo após fritar? A forma de descarte do óleo depende muito da quantidade envolvida. Em casas típicas, isso não é um grande problema; o óleo pode ser colocado numa garrafa e descartado no contentor de resíduos mistos. Uma pequena quantidade pode ser absorvida com um papel toalha da panela ou frigideira e descartada no lixo misto.
No caso de estabelecimentos gastronómicos, onde se acumula muito óleo após a fritura, ele deve ser armazenado num recipiente hermeticamente fechado. Uma vez acumulada uma quantidade suficiente, o óleo pode ser enviado para reaproveitamento – interessante é que pode ser considerado uma doação dedutível de impostos. Alternativamente, recipientes especiais contendo óleo podem ser entregues em locais apropriados ou coletados por empresas especializadas em reutilização de óleo. A partir dele, por exemplo, pode ser produzido combustível, claro, após o processamento adequado.
Por que não podes despejar o óleo na canalização?
Depois de terminar a fritura, é importante lembrar que de forma alguma deves despejar o óleo nas tubagens do lava-loiça ou na sanita. O óleo usado na fritura pode ser reutilizado ou descartado de forma segura. Para muitos, a maneira mais conveniente é despejar o conteúdo da frigideira no lava-loiça, mas é um péssimo hábito, especialmente se o fizeres com o óleo ainda quente. O óleo fervente pode danificar as peças plásticas do sistema de drenagem, incluindo o sifão ou parte do tubo. O plástico derretido só poderá ser substituído.
Outro motivo pelo qual não se deve despejar óleo após fritar na canalização é a possibilidade de obstruir as tubagens. Resíduos alimentares presentes no óleo que está a arrefecer podem aderir às paredes do tubo, reduzindo gradualmente sua dimensão interna. Com o tempo, podem muito eficazmente entupir o tubo. O depósito de gordura espesso e sólido pode ser muito difícil de remover com métodos padrão. Será necessário utilizar produtos químicos agressivos ou consultar profissionais com ferramentas adequadas para desobstruir o tubo. Despejar gordura derretida no lava-loiça é, assim, uma solução conveniente, mas pode trazer consequências que exigem um investimento financeiro significativo.
O que fazer com o óleo usado – resumo
No mundo ideal, o óleo após a fritura simplesmente desaparece, não precisamos preocupar-nos com seu descarte. No entanto, no mundo real, o óleo usado pode ser problemático, especialmente se tiveres grandes quantidades dele. Chegámos a certas conclusões sobre o que podemos fazer com o óleo vegetal usado. Se és fã do 'faça você mesmo', podes transformar o óleo usado em velas de óleo ou sabão caseiro. Se o óleo após a fritura não se queimou e não contém muitos resíduos – pode ser reutilizado na cozinha.
Quando tens óleo após frituras em quantidades significativas, confia a recolha a uma empresa especializada que o reciclará. Tal óleo pode, por exemplo, ser usado para impermeabilizar madeira. Qualquer forma de descarte de óleo será boa, desde que o óleo usado não acabe na canalização; despejá-lo no lava-loiça é a receita perfeita para um entupimento sólido.