Parede de tijolos na cozinha - Mexen
Parede de tijolos na cozinha

Ao planejar a decoração da cozinha, cada vez mais pessoas optam pelo uso de tijolos em vez de azulejos tradicionais na parede. A parede de tijolos na cozinha adiciona originalidade ao espaço e combina com muitos tipos de interiores. Antes de decidir por uma parede de tijolos na cozinha, vale a pena analisar as vantagens e desvantagens dessa solução, os tipos de tijolos, assim como conhecer as diferenças entre o tijolo vermelho e o branco. Com o nosso artigo, você saberá, entre outras coisas, no que prestar atenção ao escolher tijolos, se vale a pena usá-los na cozinha, como proteger a parede de tijolos contra sujeira e gordura e como limpá-la para que sempre pareça nova.

Os tijolos na cozinha são práticos?

Tijolos na cozinha certamente têm uma aparência impressionante, mas também são práticos? O local mais comum onde os tijolos são colocados é a parede entre a bancada com o fogão ou pia e os armários suspensos. Por isso, muitas pessoas se perguntam se essa superfície não ficará rapidamente suja durante o cozimento. A parede de tijolos na cozinha é prática, desde que se lembre de algumas regras básicas. Esse material durará muitos anos devido à sua resistência e durabilidade. Para aproveitar a parede de tijolos por muito tempo e não se preocupar com manchas de gordura na cozinha com tijolos, é importante protegê-la adequadamente e aplicar uma impregnação regular. Os próprios tijolos são resistentes a danos, umidade, vapor de água e altas temperaturas, e com cuidados adequados, também serão resistentes a sujeiras.

Como decorar uma parede de tijolos na cozinha?

Paredes de tijolos criam uma atmosfera única no interior, e o tijolo tradicional se adapta a uma variedade de decorações de ambientes. Um complemento ideal para os tijolos é, por exemplo, a madeira. Os tijolos vermelhos, pretos ou brancos podem ser usados em interiores de estilo moderno, rústico ou escandinavo. Este material combina tanto com móveis de acabamento rústico quanto laqueados. Os tijolos vermelhos se destacam perfeitamente com móveis brancos, frentes brilhantes ou foscas e bancadas de madeira.

O tijolo branco combinado com tons de cinza funciona bem no interior escandinavo. Tijolos escuros envernizados, combinados com móveis brancos e laqueados, adicionam modernidade ao ambiente. Já os tijolos vermelhos em conjunto com concreto arquitetônico intensificam o clima industrial da cozinha. Os exemplos são infinitos, pois o tijolo é um material muito versátil que se encaixa praticamente em qualquer ambiente. O efeito final depende em grande parte dos acessórios escolhidos para o interior.

tijolo na cozinha

Tijolos na cozinha. Como proteger os tijolos contra gordura?

Para que o tijolo em toda a parede dure muito tempo, ele deve ser protegido adequadamente com um impermeabilizante contra gordura e sujeira. O impermeabilizante ajudará a manter a limpeza, impedirá que a sujeira e a água penetrem no tijolo e facilitará sua limpeza. Há muitos produtos disponíveis no mercado, como o impermeabilizante de silicone e acrílico, que protegem a superfície contra umidade e descoloração. É muito importante impermeabilizar apenas superfícies limpas, por isso é necessário remover todas as sujeiras antes de iniciar a impermeabilização!

Placas de gesso são adequadas para a cozinha?

Placas de gesso, que imitam tijolos, são recomendadas principalmente para a decoração de interiores secos, como quartos ou salas de estar. Para usá-las em ambientes onde estarão expostas à umidade, elas devem ser adequadamente e minuciosamente impermeabilizadas para aumentar a resistência dos tijolos ao óleo e à água. No entanto, especialistas recomendam o uso de tijolos reais na cozinha.

Tijolos na cozinha – vantagens e desvantagens

A principal vantagem é a aparência impressionante, a versatilidade e a variedade dos próprios tijolos. Eles se combinam perfeitamente com muitos estilos arquitetônicos, cores e materiais, criando um ambiente acolhedor. Tanto os tijolos brancos, vermelhos quanto pretos ficam bem em qualquer decoração e se combinam bem com madeira, aço, metal ou concreto. Um benefício adicional é que os tijolos antigos podem ser facilmente transformados simplesmente pintando-os de outra cor. O uso de tijolos na cozinha é uma ótima solução para o espaço da cozinha, pois é um dos materiais de acabamento mais práticos. É durável, sólida e natural. Os tijolos são resistentes a danos mecânicos, desbotamento, vapor e gordura. Quando bem protegidos e mantidos, durarão anos. Outras vantagens dos tijolos incluem suas propriedades de isolamento acústico e térmico.

Qual cor de tijolo na parede?

As cores mais populares de tijolos são vermelho, branco e preto. O tijolo branco na parede da cozinha desempenha um papel principal no interior de estilo escandinavo. O tijolo vermelho se encaixa bem tanto em interiores industriais, retrô quanto modernos. O tijolo preto combina bem com o concreto. A aparência final da cozinha, onde as paredes de tijolos foram usadas, depende principalmente dos acessórios que usarmos no ambiente.

Pousar...