Uma pia embutida é uma solução não apenas muito conveniente, mas também elegante e que funciona bem numa cozinha com design moderno. Por isso, cada vez mais pessoas optam por este método de instalação de pia de cozinha. No entanto, a instalação deste tipo de pia deve ser feita de forma muito precisa, caso contrário não apenas se apresentará mal, mas também não desempenhará adequadamente as suas funções. Se não és especialista nesta área, é melhor pedir a ajuda de alguém mais experiente.
Pia embutida elegante
A bancada de cozinha com todos os equipamentos necessários dispostos regularmente oferece uma solução que não só cria um espaço elegante, mas também extremamente funcional. Bancadas de trabalho planejadas de acordo com os princípios da ergonomia permitem um trabalho eficiente na cozinha. No entanto, para assegurar o máximo conforto durante o trabalho, é necessário instalar adequadamente a pia embutida.
Ao optar por uma pia embutida, deve-se escolher a bancada apropriada. A pia sob o balcão é praticamente invisível, por isso muitas pessoas escolhem este tipo de instalação para aproveitar ao máximo o potencial estético da bancada, enquanto uma pia sobreposta cobre parcialmente a bancada com seus elementos. Por outro lado, no caso de uma pia embutida, ela não se projeta nem um pouco acima da borda da bancada.
.jpg)
Como instalar uma pia embutida?
Pias embutidas permitem alcançar um efeito de superfície contínua com a bancada, mas para conseguir isso, é necessário contar com a ajuda de um especialista. O melhor é decidir pela instalação da pia embutida antes de comprar a bancada, ou seja, durante uma reforma geral, ou ao concluir um apartamento novo. Este tipo de pia é colocado em uma abertura especialmente cortada na bancada, por isso a espessura adequada da bancada é muito importante. No caso de bancadas compostas, pode ser de 0,6 cm, enquanto para bancadas de pedra é cerca de 2-3 cm. Bancadas de madeira e de laminados podem ser mais espessas, até 7 cm. Falaremos um pouco mais tarde sobre quais bancadas são adequadas para combinação com pia embutida.
A primeira etapa é cortar na bancada da cozinha um buraco correspondente ao tamanho da pia embutida. É recomendável contratar alguém especializado no corte de aberturas e que tenha o equipamento adequado para isso. Isso é especialmente importante no caso de bancada de granito ou bancada feita com sinterizados quartzo. Somente com arestas perfeitamente aplainadas a instalação será perfeitamente ajustada. Depois, a pia deve ser colocada na bancada "de cabeça para baixo"; após fixar a pia na bancada, é importante selar as junções de silicone. O próximo passo é virar a bancada junto com a pia para a posição correta e instalar o sifão e a torneira. Como se nota, a instalação por conta própria pode ser bastante difícil.
Pias embutidas – quais bancadas?
Pias sob o balcão devem ser combinadas com o tipo certo de bancada; nem toda bancada pode acomodar este tipo de pia, trata-se principalmente do material de que é feita. Especialistas recomendam escolher apenas materiais à prova d'água para a pia embutida. Portanto, são adequadas bancadas feitas de pedra natural, conglomerado, mármore, granito ou outros tipos de sinterizado. Esses materiais são resistentes à absorção de água, algo particularmente importante para pias embutidas, já que ao lavar, a água respinga além das bordas da pia, também na superfície da bancada. Além disso, a limpeza desses materiais não apresenta dificuldade. É uma solução excelente para cozinhas modernas.
Justamente por causa da ação da água, para pias embutidas não se usam bancadas de madeira nem laminadas, que são menos resistentes não só à água, mas também a danos mecânicos. Mesmo uma bancada de madeira bem impregnada eventualmente se deteriorará, além de poder desenvolver mofo ou fungos. Por outro lado, a bancada laminada é à prova d'água apenas externamente; ao cortar aberturas, a placa de fibra é exposta, o que pode gradualmente absorver água, inchar e levar à destruição da bancada.