Tanto as juntas de silicone quanto as juntas minerais têm a particularidade de, após algum tempo, deixarem de embelezar, começando a prejudicar a aparência da superfície acabada com elas. Primeiro, começam a sujar-se, depois racham e gradualmente se desintegram. A parede ou o chão revestido com azulejos, entre os quais são visíveis juntas danificadas, não parece muito estético. Felizmente, este é um problema que pode ser resolvido de maneira relativamente simples. Veja as nossas ideias para substituir juntas antigas por novas.
Qual é o problema com estas juntas?
Às vezes chega um momento em que, olhando para a parede ou o chão feitos de azulejos cerâmicos, concluis que já não têm o mesmo aspeto de antes. Se não se trata de teres enjoado a cor dos azulejos ou o padrão que os decora, provavelmente o problema são as juntas. Mesmo que tentes cuidar delas, com o tempo, podem começar a desintegrar-se e cair, deixando fendas pouco estéticas. Podes tentar preenchê-las, mas mais cedo ou mais tarde terás de substituir as juntas na cozinha ou casa de banho.
É reconfortante saber que, se tiveres algum tempo, podes fazê-lo sozinho, a remoção de juntas não requer a chamada de um profissional. Basta remover a junta antiga e colocar uma nova no seu lugar. Se estás cansado de limpar as juntas de maneira ineficaz, muda as juntas sujas por novas. A sua substituição não demorará muito tempo e também não precisarás de ferramentas especializadas ou produtos químicos.
Como começar a remoção de juntas?
A remoção de juntas de silicone não é tão difícil quanto alguns poderiam esperar. Exige alguma paciência e precisão, mas pode ser feita. É melhor equipar-se com uma faca para remover a junta e progressivamente "escavar" os fragmentos de silicone entre os azulejos. Pode-se recorrer a produtos químicos que amolecem a junta antiga, mas isso é apenas um método auxiliar, pois nenhum produto consegue dissolver a junta de silicone. Os produtos disponíveis no mercado são totalmente seguros para os azulejos e não causarão descoloração.
Quanto à remoção da junta mineral, pode-se usar dispositivos mecânicos para facilitar o trabalho ou fazê-lo manualmente com um raspador. É uma tarefa bastante árdua, mas se tens que remover a junta de uma pequena área, conseguirás fazê-lo desta maneira.
Verifica se realmente precisas de substituir a junta
Antes de começares a remoção das juntas, verifica se realmente é necessário. Às vezes pode acontecer que a junta de silicone escurecida pela sujidade pode ser eficazmente limpa. Tenta esfregar as juntas antigas com uma esponja e detergente, e pode ser que as juntas limpas ainda tenham uma boa aparência? Verifica isso especialmente se fores proprietário de juntas de cor clara.
Se as juntas estiverem cobertas com manchas de mofo, vale a pena tratá-las com um produto apropriado anti-mofo. A maioria deles tem propriedades branqueadoras, então pode ser que, após a limpeza das juntas, elas não estejam danificadas e, na verdade, não precisas de uma nova junta. Uma solução interessante são também as canetas especiais para repintar juntas e as tintas para juntas aplicadas com um pequeno pincel.

Remoção de juntas, passo a passo
Se o principal problema for a massa desintegradora, não há outra escolha, é necessário remover as juntas danificadas e substituí-las por uma nova massa. Ao optar pelo método manual de remoção de juntas, vale a pena equipar-se com um raspador especial, que facilitará muito o trabalho. Luvas de proteção também serão essenciais. Ao limpar os azulejos de parede, deve-se começar pela remoção das juntas antigas localizadas na parte mais alta, caso contrário, o pó a cair de cima se instalará nas juntas já limpas.
Ao remover a junta antiga do chão, começamos do ponto mais distante do quarto, aproximando-se gradualmente das suas bordas. Convém lembrar para não raspar demasiadamente profundo, afinal a ideia é apenas substituir a junta, então uma fenda de profundidade de um centímetro deve ser suficiente.
Hora de uma nova junta!
Após remover as juntas antigas, deve-se limpar completamente toda a superfície com uma esponja embebida em água morna e, em seguida, secar os azulejos e as fendas entre eles. O próximo passo é aplicar a nova junta, prestando especial atenção aos azulejos colocados nos cantos da sala, nas conexões com bancadas de cozinha e nos cantos dos revestimentos. Para esta tarefa, é útil uma talocha de borracha, que aplica a argamassa e depois remove o excesso de material das juntas e dos azulejos.
Em seguida, limpamos cada junta com uma esponja úmida, o que permitirá um alisamento final e nivelamento das juntas. Após a secagem, podes limpar completamente o chão ou a parede e desfrutar das tuas novas juntas. Vês que, para substituir as juntas, na verdade, não precisas de habilidades especiais ou equipamentos complexos. Para renovar a junta, não precisas de chamar um profissional, basta dedicar algum tempo e podes resolver isso sozinho.