Como desentupir um lavatório? - Produtor Polaco Mexen - Mexen
Como desentupir um lavatório?

A água começa a escoar muito lentamente, aparecem bolhas de ar, ouvem-se sons macabros das canalizações que lembram um borbulhar e um cheiro desagradável invade as narinas... Não é um cenário de filme de terror, mas os primeiros sintomas de um lavatório entupido. É necessária a intervenção de um canalizador? Nem sempre. Existem métodos caseiros para desobstruir canalizações. Conheça alguns deles.

Lavatório ou pia entupidos - causas mais comuns de avaria

Uma pia entupida é a falha mais comum em qualquer casa. Durante o uso diário da pia, uma quantidade significativa de água suja passa pelos canos. Podem conter restos de alimentos, pequenos pedaços de embalagens, areia, gorduras, borra de café ou chá, que, acumulando-se nos canos, formam um bloqueio e bloqueiam efetivamente o escoamento da água. Na casa de banho, as causas mais comuns do bloqueio do escoamento na pia ou banheira são cabelos e resíduos de sabão ou outros cosméticos.

Às vezes, o culpado é... calcário

No caso de uso prolongado de água muito dura, o bloqueio do escoamento pode ser resultado da deposição de calcário. Isso acontece principalmente em instalações antigas, onde foram utilizados tubos de ferro fundido. Em tubos cobertos de calcário, depositam-se restos de comida ou outras impurezas, criando um bloqueio difícil de empurrar.

Se for verificado que temos uma pia entupida e a água escoa mais devagar, vale a pena primeiro verificar onde está o bloqueio - no sifão ou no tubo de escoamento. Muito mais fácil lidar com o primeiro. Às vezes, bastam produtos químicos domésticos ou um êmbolo de borracha. Em último caso, é necessário desparafusar e limpar o sifão. Pior é se a causa for um bloqueio nos tubos de escoamento. Nesse caso, é necessário um espiral especial para desobstruir os canos. Se mesmo isso não ajudar, a visita de um canalizador será cara.

Como desentupir a pia com métodos caseiros usando produtos químicos?

O mercado oferece muitos produtos químicos mais ou menos eficazes para desentupir pias. Os mais populares são os granulados ou géis desentupidores de escoamento. Durante as compras, deve-se prestar atenção se os produtos químicos escolhidos são adequados para a nossa canalização. Pode acontecer que o produto oferecido não seja adequado para instalações feitas de alumínio. Além disso, é importante lembrar que a maioria dos produtos contém substâncias altamente corrosivas que, após serem regadas com água quente, liberam vapores tóxicos e, ao entrar em contato com a pele, podem causar queimaduras. Portanto, ao desentupir uma pia, devemos ter cuidado extra.

Se tiver receio de danificar a instalação ou se os produtos químicos comprados na drogaria não te convencem, vale a pena recorrer a produtos disponíveis em qualquer cozinha. Às vezes, podemos desentupir uma pia com bicarbonato de sódio e um copo de vinagre. Basta despejar meio copo de bicarbonato de sódio na drenagem e adicionar vinagre previamente aquecido. Tampar a drenagem com uma rolha e esperar. Após, no mínimo, 15 minutos, abrir a água quente e enxaguar bem a pia. Se não tiver vinagre, pode despejar o bicarbonato de sódio apenas com água a ferver.

Desobstruímos uma drenagem entupida com um êmbolo de borracha

Mesmo com o uso de produtos químicos disponíveis, não foi possível remover o bloqueio e a água ainda se acumula na pia. Não há outra opção a não ser usar métodos mecânicos e desentupir a pia com um êmbolo. O êmbolo para canos consiste de uma ventosa de borracha montada em uma vara que serve como cabo. A ventosa móvel, que atua como uma bomba de sucção e pressão, é colocada sobre a drenagem da pia ou lavatório e pressionada várias vezes.

Nos canos de esgotos forma-se uma diferença de pressão que permite que o esgoto empurre o bloqueio ou "tire-o" da drenagem. Para que o procedimento seja eficaz, deve-se lembrar de tapar o orifício de transbordo. Dispositivos mais modernos e eficazes são os êmbolos, que se assemelham a uma seringa ou pistola com uma ventosa de borracha na extremidade. Eles operam de maneira semelhante ao êmbolo tradicional, mas são mais eficazes e convenientes de usar.

A espiral chamada de cobra é a salvação para a drenagem entupida

O uso do êmbolo de borracha e outros métodos caseiros não trouxe os resultados desejados. A pia ou lavatório ainda estão entupidos. É preciso, então, limpar o sifão e, possivelmente, usar a espiral. Antes de começar a desmontar, deve-se colocar um recipiente debaixo da pia para escoar a água, desparafusar as tampas de plástico, limpar o sifão e montar novamente. Depois, deve-se abrir a água e verificar se a causa do entupimento foi removida.

Se verificar que a limpeza do sifão não ajudou, é sinal de que o bloqueio ocorreu mais fundo. Desparafuse novamente o sifão e use a cobra. É um arame em forma de espiral, com vários metros de comprimento, com uma manivela em um lado e uma ponta afiada no outro. Com a manivela, enroscar a cobra na canalização e, em seguida, girando na direção oposta, retirar a espiral da drenagem. As impurezas acumuladas prendem-se à ponta afiada e são retiradas para fora. Após esses procedimentos, o lavatório ou pia deve estar desentupido.

Produtos relacionados

Pousar...