Como instalar um sifão de lavatório? - Fabricante Polaco Mexen - Mexen
Como instalar um sifão de lavatório?

Se olhares debaixo do lavatório, verás o sifão - uma tubulação curva através da qual a água suja flui para o esgoto. O segredo principal do sifão está na sua curva. A água não deixa completamente o tubo, permanecendo nesta parte curva. Graças ao selo de água, os odores desagradáveis dos tubos não conseguem entrar na sala - casa de banho, cozinha ou WC. Como vês, um sifão é uma solução muito útil, certo? Mas como instalá-lo?

Que tipos de sifões são adequados para o lavatório (e não só)?

Em princípio, todos os sifões podem ser divididos nos seguintes tipos:

  • mecânico - possui um tampão de plástico ou borracha que permite a obstrução do canal de escoamento. Aqui, todas as manipulações são feitas manualmente - sem o uso de qualquer alavanca ou automatização. O dispositivo é muito simples, por isso tem uma vida útil longa.
  • semiautomático - é uma construção complexa com uma válvula de corte, que é controlada por mecanismos de cabos ou alavancas. Tal regulação é geralmente colocada na abertura de transbordo acima do espelho de água.
  • automático - neste caso, o sifão faz parte do mesmo sistema que o dispositivo de enchimento. Um microprocessador embutido gere tudo. O sistema inclui uma válvula de fácil controlo de clique-clack.

Para se conectar ao esgoto da casa de banho, assim como em qualquer outra instalação de águas e esgotos, é essencial montar o sifão. Este é um procedimento simples que leva muito pouco tempo.

Sifão - que tipo escolher e porquê

O sifão é usado sempre que é exigida a drenagem da água. No entanto, o seu papel não se limita apenas ao funcionamento correcto do sistema de esgoto. As questões visuais também entram em jogo aqui. Um sifão bonito e elegante pode ser o complemento perfeito para uma casa de banho moderna. Abaixo do lavatório, geralmente é instalado um sifão tipo garrafa ou tubular - são os tipos de sifões mais populares.

Ao escolher o sifão apropriado, devemos considerar o tipo do próprio lavatório. Às vezes, vale a pena escolher produtos de um só fabricante - geralmente, um determinado modelo tem um tipo dedicado de sifão da mesma marca. Existem sifões no mercado que possuem dois pontos de colecta de água suja. Neste modelo, também podes conectar uma máquina de lavar, se o sistema de esgoto não incluir uma saída adicional.

Instalação do sifão - ordem

Primeiro, familiariza-te com o esquema de montagem que foi incluído com o sifão adquirido. É muito importante seguir as instruções do manual de montagem. Antes da montagem propriamente dita, deves organizar as peças na ordem em que serão montadas. Isso também te permitirá verificar se o conjunto está completo. Às vezes, acontece que mesmo numa embalagem fechada, alguma peça está em falta. Antes da montagem propriamente dita, podes montar o sifão "a seco" (sem instalar no lavatório).

Em segundo lugar, prepare as ferramentas necessárias. Podes precisar de uma chave inglesa, ou uma serra para cortar tubos (caso precisemos de encurtá-los). Nesse caso, prepare também uma régua e lixa, para lixar as bordas cortadas dos tubos. Se estiveres a lidar com um lavatório clássico, embutido ou de bancada, o sifão é instalado entre o orifício de saída do lavatório e o encaixe. O seu reservatório é aparafusado por baixo, enquanto o conectamos ao tubo de saída.

Em terceiro lugar, neste estágio deves tratar da fixação de todas as vedações. É extremamente importante que isso seja feito de forma precisa e correcta. Durante a montagem do sifão, todos os elementos usados devem estar secos e limpos. Areia ou outra sujeira que caia sobre a vedação de borracha podem causar vazamentos posteriores. Lembra-te de não descartar a embalagem do sifão adquirido até que a montagem esteja concluída e o funcionamento correcto dos itens montados tenha sido verificado.

Verificação de estanqueidade do sifão

Após a montagem do sifão, podemos realizar uma verificação de todos os conectores. Para isso, enche o lavatório com água para garantir que o pescoço de saída esteja corretamente fixado e se todas as vedações estão a funcionar correctamente. Se não houver vazamento de água, significa que não houve erros na montagem. Segundo especialistas, a causa das fugas é muitas vezes uma conexão enviesada da porca ou um aperto insuficiente.

Algumas dicas úteis para a montagem do sifão:

  • Antes da montagem e instalação do dispositivo de drenagem, deves verificar o diâmetro e a posição do tubo de drenagem.
  • Ao instalar o sifão, a altura da sua saída deve ser maior que a altura da entrada no tubo de esgoto. Isso criará uma certa inclinação do tubo, que favorece o fluxo de água.
  • Ao comprar um sifão, verifica a qualidade do material de que é feito. Se for plástico, o mais importante é a espessura da parede e a tecnologia de processamento.
  • Para evitar vazamentos, as vedações do sifão devem ser trocadas em média uma vez a cada seis meses.
  • Para evitar a formação de depósitos de calcário nas paredes do sifão, a cada poucos meses é aconselhável enxaguá-lo com água quente e adição de ácido cítrico.

Um sifão devidamente montado é uma garantia de conforto e tranquilidade. A pressa durante a montagem por conta própria não é aconselhável. Se, após ler as instruções detalhadas, ainda tiveres problemas em montar por conta própria, podes assistir a vídeos úteis, que são muitos na internet. Se ainda existirem pontos que não estão claros para ti, é melhor recorrer a canalizadores profissionais para obter ajuda.

Produtos relacionados

Pousar...