Como poupar água e ser ecológico? - Mexen
Como poupar água e ser ecológico?

A água é um bem natural do qual usufruímos diariamente para diferentes propósitos - serve-nos para beber, lavar, cozinhar e outros atos fundamentais. O seu valor é, na verdade, impossível de estimar, pois a nossa vida depende dela. A crescente consciência dos seus recursos limitados leva os produtores a projetar torneiras com função de poupança.

Torneira ecológica

Escolhemos eletrodomésticos guiados por uma classe energética específica. Ao comprar uma torneira de lavatório, devemos direcionar-nos pela categoria ecológica. Cada torneira possui uma classe determinada que nos informa sobre o fluxo de água por segundo. A poupança não é apenas cuidar do meio ambiente, mas também reduzir os nossos gastos domésticos.

A maioria dos consumidores presta atenção à qualidade dos produtos adquiridos, especialmente se forem equipamentos ou artigos sanitários que se compram para durar anos. Ao escolher a armadura, vale a pena investir uma quantia maior para obter qualidade satisfatória e a classe ecológica adequada.

As normas polacas e da UE determinam as várias classes com base no fluxo de água. A armadura mais ecológica possui classe Z. As torneiras com esta categoria consomem menos de 0,15 litros por segundo. Estas características são encontradas em torneiras de monocomando, sem toque e também aquelas com funções especiais como botão eco e bloqueio eco. A classe A já se caracteriza por menor poupança, e o fluxo de água não excede 0,25 litros por segundo. A menos econômica é a classe D, onde o fluxo chega a 0,63 litros por segundo.

Nos últimos anos, a classificação sofreu modificações, pois sempre se considerou que a classe A era a melhor. Estas definições foram introduzidas com base no alfabeto. A tecnologia sanitária influenciou as mudanças e um novo sistema foi estabelecido.

Gota de inovação ecológica

Além da utilização de arejador, sensor fotelétrico e termostato e da escolha da classe ecológica adequada na torneira do lavatório, é importante prestar atenção a parâmetros, tais como:

  • limitador de fluxo de água
  • limitador de temperatura da água
  • botão Eco
  • botão Quick - Stop

Estes constituem soluções ecológicas inovadoras que afetam a poupança de água. São necessários devido aos recursos hídricos cada vez menores. Afinal, ninguém quer pagar contas elevadas por água e energia. As regulamentações mencionadas permitirão a gestão adequada dos recursos e economizarão dinheiro. Os limitadores de fluxo de água e de temperatura são exemplos de tecnologia avançada que resulta da necessidade de poupança. Somos nós que decidimos qual o consumo de água que queremos ter.

O mesmo se aplica à temperatura, pois durante a instalação da torneira do lavatório, ajustamos inicialmente a temperatura. Usando o botão Eco, diminuímos o fluxo de água pela metade. Ela sai da bica mantendo uma temperatura máxima de 38 graus. Se pressionarmos o botão Quick - Stop, a torneira desligar-se-á após liberar a quantidade especificada e predefinida de água. Os produtores oferecem-nos muitas possibilidades e maneiras de poupar. Basta antes da compra da torneira conhecer a especificação de determinadas funções e adicionais.

Ecologia não é tendência? É uma realidade

Estamos em contato com ecologia e poupança de água desde a escola primária. Já nessa fase éramos educados nessa área e envolvidos em várias ações, como proteção de recursos naturais, limpeza no Dia da Terra. Na idade adulta, muitas vezes esquecemos da ecologia, a estética e funcionalidade são o que mais importa. Talvez esteja na hora de pensar no meio ambiente. Temos a chance de apoiar a ecologia!

Podemos estruturar toda a casa segundo soluções ecológicas, mas devemos focar especialmente na casa de banho, pois é lá que desperdiçamos mais água. As perdas indiscutivelmente têm um impacto negativo no nosso bolso, mas também no ambiente. Vale a pena, inicialmente, além de mudar a arranjo, mudar hábitos básicos. Há uma opinião generalizada de que elementos sanitários de natureza ecológica são mais caros. Sim, há modelos caros, pois os produtos são geralmente feitos de materiais de alta qualidade. Se no início ao decorar a casa de banho investirmos numa melhor armadura, em poucos anos a nossa carteira sentirá alívio.

A consciência dos consumidores de hoje faz com que recorram mais frequentemente a alimentos saudáveis, produtos cosméticos naturais e armaduras ecológicas. Para cada um de nós, a saúde é o mais precioso! A ecologia é uma área que está apenas começando a entrar na vida e a dar-lhe um novo valor. Os fabricantes de armaduras sanitárias, cada vez mais, investem tais soluções e recomendam modelos ecológicos e económicos, dos quais definitivamente vale a pena aproveitar.

Pousar...