A maioria das pessoas dá grande importância à manutenção da ordem e limpeza dos interiores domésticos. Infelizmente, mesmo em casas estéreis, podem aparecer inquilinos indesejados. Isso aplica-se tanto aos percevejos que podes trazer para casa sem te aperceberes, como aos aparentemente inofensivos peixinhos de prata. Embora não sejam perigosos para a saúde, a sua presença pode arruinar o conforto de utilização da casa de banho. Felizmente, existem métodos comprovados que te permitirão recuperar o controlo deste espaço para sempre.
O que irás aprender com este artigo?
Neste artigo, explicamos como reconhecer peixinhos de prata, onde eles gostam de se esconder e como recuperar o controlo da casa de banho. Além disso, irás aprender:
Porque é que estes insetos prateados gostam tanto de lugares húmidos e escuros.
Se os métodos naturais para os peixinhos realmente funcionam.
Como exterminar os peixinhos e como fazer armadilhas para peixinhos passo a passo.
Porque é que a limpeza, ventilação e controlo de humidade são os teus maiores aliados.
Peixinho de prata – um pequeno, mas rápido adversário
O peixinho de prata é um pequeno inseto prateado com um corpo alongado e longas antenas. O seu nome vem dos movimentos característicos que lembram a forma como os peixes se movem. Embora os peixinhos possam parecer inofensivos, podem destruir papel, documentos, livros e até tecidos naturais como algodão ou linho. A base da sua dieta são restos de comida – açúcar, farinha ou cereais. Interessantemente, conseguem sobreviver até um ano sem comer, portanto, a "fome" não é uma solução eficaz.
O peixinho de prata morde? Felizmente, não. Também não transmite doenças e sempre foge à vista de um ser humano. Pode-se dizer que é um inquilino discreto, mas ainda assim não deverias tolerar a sua presença.
Porque aparecem os peixinhos na casa de banho?
Os peixinhos adoram lugares quentes, húmidos e escuros, por isso gostam tanto das casas de banho (incluindo áreas em redor da sanita e do chuveiro), mas também podem ser encontrados em caves, despensas, armários de cozinha ou sótãos. Evitam lugares claros e bem iluminados, portanto, geralmente aparecem à noite. Talvez os tenhas em tua casa, mas nem te apercebas disso. Se queres verificar se o problema dos peixinhos também te afeta, vai à casa de banho durante a noite e, ao acender a luz, dirige o olhar para as fendas e recantos onde os insetos indesejados podem estar escondidos.
De onde vêm os peixinhos?
Explicámos porque os peixinhos de casa de banho gostam de certos cômodos da casa, mas como chegam até às casas? Geralmente, vêm juntamente com objetos, por exemplo, em pacotes ou livros antigos, ou através de grelhas de ventilação e fendas no chão. Se queres minimizar o risco de sua propagação, seca áreas húmidas e sela todas as fendas em casa.
Existem métodos caseiros eficazes para os peixinhos de prata?
Sim, mas se livrar dos peixinhos requer consistência. Se não queres recorrer imediatamente a químicos agressivos, existem muitos métodos naturais e seguros que limitam efetivamente a população destes insetos na tua casa de banho e em outros cômodos.
Como exterminar os peixinhos da casa de banho sem usar químicos?
Começa por controlar a humidade na casa de banho. Se o cômodo tiver uma janela, abre-a pelo menos duas vezes por dia para garantir a circulação adequada de ar. Em casas de banho sem janelas, isso é mais difícil, por isso, tenta não fechar a porta, e, se necessário, utiliza um desumidificador. Considera também a instalação de um ventilador, que reduz a humidade e protege contra a formação de mofo e bolor. Gel de sílica ou absorventes de humidade especiais ajudam a manter um ambiente seco nos armários e recantos. Uma grande ajuda na luta contra os peixinhos da casa de banho são também sacos caseiros com gel dos caixas de sapatos.
Eliminar os peixinhos prateados requer consistência
A limpeza regular da casa de banho facilita a luta contra os inquilinos indesejados, por isso, remove embalagens desnecessárias, limpa as prateleiras e verifica as fendas. Um espaço limpo priva os peixinhos de alimento e locais de esconderijo. Obviamente, não significa que os peixinhos de casa de banho apenas habitem casas de banho descuidadas. Podes manter a limpeza e ainda assim não te proteger da invasão de insetos. Os peixinhos encontram-se em fendas pequenas e fissuras nos pavimentos ou paredes, por isso, a limpeza pode não ser suficiente. Neste caso, utiliza vedação de silicone para cobrir todos os recantos, como na cabine de duche ou na banheira.
O que os peixinhos não gostam? Dá uma vista de olhos à cozinha!
Os peixinhos não gostam de cheiros fortes e reagem mal a algumas frutas, ervas e especiarias. Uma maneira simples e ecológica de afastar insetos é limpar as azulejos com água e limão e colocar bolas de lavanda nos cantos do cômodo. Alecrim, tanaceto, canela, cravos ou fatias de pepino – tudo isso afasta eficazmente os peixinhos. Podes utilizá-los na cozinha, despensa, porão ou sótão, protegendo ao mesmo tempo papéis e documentos.
Armadilhas que te permitirão livrar-te dos peixinhos
A armadilha mais simples que atrairá os peixinhos requer um frasco, fita e isco. Cobre o frasco com fita, coloca açúcar ou um pequeno pedaço de pão dentro e, em seguida, posiciona-o onde os peixinhos apareçam. Os insetos entrarão, mas não conseguirão sair. Ao encher, podes matá-los com água quente ou soltá-los a uma distância segura de casa.
E como exterminar os peixinhos que se espalharam bem pela casa de banho? Uma maneira decididamente mais agressiva é o ácido bórico para peixinhos. Podes usá-lo para limpar superfícies ou preparar uma armadilha com açúcar. Se planeias usar ácido bórico, tem cuidado, pois é tóxico para humanos e animais de estimação.
Vale a pena preocupar-se com a presença dos peixinhos?
Os peixinhos de prata são inquilinos irritantes, mas não perigosos, portanto, não precisas de tomar medidas drásticas para te livrar deles. Claro, não deves ignorar a presença de insetos, mas age de forma sensata. Antes de te lançares em ações radicais e usares químicos, usa as nossas dicas e tenta afastar os peixinhos de uma forma natural.