Saís da cabine e... uma catástrofe! Pisaste uma poça fria e escorregaste descontroladamente. Equilibras-te por um momento para recuperar o equilíbrio. Finalmente, batendo dolorosamente o cotovelo na maçaneta, consegues uma posição estável. Como um Sherlock Holmes, começas a investigar a causa da presença de água na casa de banho. Já sabes! É a cabine de duche não selada que é a causadora do incidente desagradável. Deves localizar imediatamente o local da fuga e selar o duche. Como fazer isso? Falaremos disso na parte seguinte do artigo.
As consequências desagradáveis das fugas na cabine de duche
Fugas na cabine de duche são um grande problema. A água que escorre juntamente com sabão, champô ou outros produtos cosméticos faz com que o chão da casa de banho fique escorregadio, o que representa um risco para a segurança dos utilizadores. Formam-se manchas inestéticas no chão que, com o tempo, podem transformar-se em depósitos de calcário difíceis de remover. A água que se escapa aumenta a humidade na casa de banho e a alta temperatura associada cria um microclima específico, propício ao desenvolvimento de fungos e bolores. Estes, por sua vez, não só provocam um odor desagradável, mas são sobretudo prejudiciais à saúde. A água de uma cabine não selada pode infiltrar-se nas paredes e no chão, e até - no caso de acumulação prolongada sob os azulejos - inundar os pisos inferiores. Por isso, deves determinar o mais rapidamente possível onde está a fuga e selar a cabine de duche. Selar e proteger adequadamente a cabine contra fugas evitará as consequências desagradáveis.
Quando a cabine de duche tem fugas, descobre o culpado da avaria!
Uma das causas mais comuns de fuga de água da cabine de duche são as vedantes gastas ou danificadas. Encontramo-las ao longo de cada borda mais longa da porta e na parte inferior, onde a parte inferior da porta toca com a base. À primeira vista invisíveis, completamente insignificantes, mas podem ser as causadoras das fugas nas portas do duche. Portanto, é extremamente importante controlar o seu estado e limpá-las regularmente para que o bolor não se deposite nelas. As vedantes, devido ao contacto constante com água e detergentes, são os elementos que se desgastam mais rapidamente em qualquer cabine. Se perceberes que alguma delas está danificada, deves substituí-la imediatamente. É importante controlar o seu estado, limpá-las e substituí-las regularmente.
Como selar a cabine de duche sem a ajuda de um profissional?
Substituir as vedantes do duche é muito fácil e não requer a intervenção de um profissional. Basta apenas adquirir os artigos necessários e podes começar a trabalhar. As vedantes para a cabine de duche diferem em tamanho, aparência e aplicação. Ao escolher o modelo adequado, deves considerar os seguintes aspetos:
- espessura da parede da cabine para a qual escolhemos as vedantes,
- largura da fenda entre as portas,
- local de instalação da vedante,
- forma da cabine onde será montada.
Substituição da vedante na porta da cabine de duche
Começamos a substituição por remover a vedante gasta ou danificada e limpar cuidadosamente toda a superfície do vidro para remover todas as impurezas. O vidro deve estar esterilmente limpo. No local preparado, inserimos a nova vedante e pressionamos bem. Aplicar líquido para a loiça no vidro facilita a montagem. Se a vedante for um pouco grande, podemos aplicar uma pequena quantidade de silicone transparente. No caso de aquisição de uma vedante mais longa que a altura da cabine, basta cortá-la adequadamente. Se pretendemos montar vedantes no local de contacto das portas, vale a pena escolher modelos magnéticos. O íman incorporado faz com que as vedantes adiram perfeitamente uma à outra, garantindo um vedamento a cem por cento. Lembremo-nos de que, após a montagem, a vedante não pode ser movida, por isso devemos colocá-la corretamente desde o início.
Silicone - especialista em trabalho húmido, ou a continuação do selamento da cabine de duche
Apesar de termos trocado as vedantes, o problema não foi resolvido e a cabine a pingar continua a dar-nos noites sem sono. O que mais precisamos de fazer para selar a cabine de duche? Temos de verificar se todas as fendas estão devidamente seladas com silicone. Pode revelar-se que a causa da confusão é uma fuga de água debaixo da base, causada pelo desgaste do silicone antigo ou pela selagem incorreta do rejunte. Nesse caso, vale a pena usar silicone sanitário, resistente à alta humidade e variações de temperatura, além de possuir propriedades antifúngicas. A vedação antiga deve ser cuidadosamente removida com uma faca especial e um solvente de silicone e, em seguida, aplicar silicone novo com uma pistola especial.
Cuidar da selagem regular da base
A tendência para ter fugas costuma ocorrer em cabines de duche equipadas com uma base. Se vivemos numa casa de múltiplos pisos, uma base selada tem especial importância porque protege contra inundações nos andares inferiores. Portanto, é necessário selar não só a própria cabine, mas também o chão à volta dela. Os locais mais sensíveis que requerem selagem com silicone:
- junção da base com cada uma das paredes adjacentes,
- fendas entre a cabine e a base,
- rejuntes entre a borda da base e os azulejos no interior do duche,
- locais onde os perfis do duche estão fixados à parede.
Para selar cabines de duche e bases, escolhemos produtos resistentes a detergentes, grandes diferenças de temperatura e radiação UV, ou seja, silicones sanitários, especificamente destinados a locais de alta humidade. Estes selantes garantem uma estanqueidade a cem por cento e protegem contra surpresas desagradáveis.