É importante trocar as escovas de sanita? - Produtor Polaco Mexen - Mexen
É importante trocar as escovas de sanita?

O design da nossa casa de banho, a disposição das torneiras e dos móveis são ajustados individualmente às nossas necessidades para que o conforto de utilização seja o mais elevado possível para nós. Isso também se aplica ao restante dos acessórios da casa de banho, que incluem entre outros toalhas e escovas de sanita. A seguir, explicaremos com que frequência e por que devemos trocar a escova de sanita. Também daremos dicas sobre o que prestar atenção ao comprar uma nova escova para a sanita.

A troca da escova da sanita - por que é tão importante?

Todos desejamos que a nossa casa, e em especial a casa de banho, brilhe de limpeza. Para isso, precisamos dos acessórios adequados. A escova de sanita é um acessório que facilita a limpeza da sanita. No entanto, a limpeza da nossa sanita não se resume apenas ao seu brilho branco. Pode acontecer que, contrariamente ao que se espera, a escova usada para limpar a sanita não removeu as bactérias e germes. Na maioria dos casos, isso não se deve ao uso inadequado da escova, mas ao tempo excessivo de uso. A escova deve ser substituída após cerca de seis meses.

O uso da escova de sanita por mais tempo do que o mencionado período de seis meses não é recomendado devido aos seus frequentes danos mecânicos. Estes ocorrem não apenas durante a limpeza, mas também quando a escova se encontra no suporte. Muitas vezes há água nele, e as cerdas da escova nem sempre são altamente resistentes à ação prejudicial da umidade. O tipo de cerdas também influencia a qualidade da escova e a eficácia na limpeza da sanita.

Qual escova escolher para limpar a sanita?

Sabe-se que a escova de sanita deve ser substituída. Talvez não tão frequentemente quanto o papel higiénico, pois procuramos sempre ter rolos de reserva em casa. Não é necessário ter uma escova de reserva, mas lembremo-nos das substituições regulares, caso contrário, a nossa sanita continuará repleta de germes e bactérias. Qual escova de sanita é então a melhor escolha? É uma questão muito individual, pois ao escolher a escova precisamos observar muitos aspectos. Por exemplo, os nossos produtos disponíveis na loja Mexen diferem entre si de várias maneiras. Podemos escolher uma escova com cerdas sintéticas ou de silicone. Além disso, a aparência do suporte da escova também pode variar. O suporte pode complementar o cabo da escova ou ser semelhante à restante cerâmica da casa de banho. É uma questão de estética e de nosso senso de estilo.

O cabo da escova e o seu suporte, no entanto, não são os únicos elementos que caracterizam estes produtos. A forma de montagem também é importante. Podemos optar por uma escova com suporte ou montada na parede. Esta última pode ser facilmente instalada na nossa casa de banho com parafusos ou com um suporte autoadesivo especial. Um suporte de parede evitará que o chão da casa de banho se molhe. Este é um método prático de localização da escova tanto em banheiros grandes quanto pequenos. Muitas vezes outros acessórios enchem o chão da casa de banho e não há espaço para colocar o suporte juntamente à sanita. Nesse caso, as escovas montadas na parede são uma excelente solução.

Cerdas da escova - qual é a melhor opção?

A limpeza da sanita depende em grande parte do tipo de cerdas da escova. A maioria das escovas utiliza cerdas sintéticas, mas também encontramos no mercado escovas com cerdas de silicone. Estas são altamente resistentes à ação prejudicial da umidade.

Algumas escovas com cerdas sintéticas têm duas diferentes cerdas em um único produto. As primeiras cerdas são macias e destinadas à limpeza regular da sanita. As outras cerdas, mais espessas, ajudam a remover manchas difíceis.

O material das cerdas não é tudo. A forma da escova também é importante. Existem várias formas disponíveis. Podemos escolher escovas de formato redondo, semiesférico ou formatos especificamente desenhados. Cada uma destas escovas oferece diferentes capacidades de limpeza. A escolha da escova depende de nossas necessidades individuais. Escovas desenhadas são ideais para locais de difícil acesso na sanita. Já as redondas ou semiesféricas são adequadas para limpar qualquer sanita. Estas são as mais populares e podem ser encontradas na maioria dos banheiros portugueses.

Cabo e suporte da escova - são importantes?

Ao escolher uma escova de sanita, também devemos considerar o material do cabo. Isso vai influenciar a escolha entre:

  • cerâmica,
  • aço inoxidável,
  • plástico,
  • materiais de origem natural.

Uma escova com cabo de plástico é a opção mais barata, mas também a menos durável. Produtos com cabo de aço inoxidável ou cerâmica são opções melhores devido à sua alta durabilidade. Uma escova com cabo de materiais naturais, como bambu, é bem protegida contra a umidade e é durável. Mesmo um uso prolongado e intenso não danifica o cabo. Além disso, escovas feitas de materiais naturais são ecológicas, ajudando a proteger o planeta.

O papel higiénico na casa de banho não precisa combinar em cor. No entanto, um acessório como a escova deve adequar-se ao ambiente. Assim, temos várias opções tanto em termos de cor quanto de material. O ideal é que a escova tenha um suporte de materiais resistentes a danos mecânicos e aos produtos químicos. As escovas de sanita são utilizadas com produtos agressivos para limpar a sanita.

O suporte deve ter bordas altas para proteger o chão da casa de banho de respingos de água ou produtos de limpeza. A escova pode ser em aço inoxidável brilhante ou com acabamento mate, dependendo das preferências pessoais e do design da casa de banho. Importante é que a escova cumpra sua função principal de limpar bem a sanita. Recordemo-nos que a escova não é um produto eterno.

Produtos relacionados

Pousar...