Pisos laminados ou vinílicos — é uma escolha que cada pessoa deve fazer ao renovar uma casa ou apartamento. Todos procuram uma solução para o chão que seja durável, econômica e, ao mesmo tempo, fácil de instalar. Ao verificar como os pisos vinílicos diferem dos laminados, você fará uma escolha ponderada.
O que você aprenderá com este artigo?
Pisos são uma escolha comum para muitos ambientes em casas e apartamentos. Anos atrás, os produtos laminados eram predominantes. Atualmente, os pisos de cloreto de polivinila são muito mais populares. Deste artigo, você aprenderá:
-
Como são feitos os pisos laminados e como os vinílicos.
-
Quais pisos são compatíveis com aquecimento por piso.
-
Quais são os melhores: pisos laminados ou vinílicos.
O que distingue os pisos vinílicos?
Tanto moradores de casas quanto de apartamentos estão, atualmente, muito inclinados a escolher pisos vinílicos. Estão disponíveis em muitos tons e texturas atraentes, o que permite uma fácil adaptação a quase qualquer design de interior. Veja como escolher a cor do piso para os móveis para obter o melhor efeito visual.
Pisos vinílicos são compostos por várias camadas, o que resulta em sua durabilidade, resistência à água, bem como alta flexibilidade:
-
Camada superior, ou revestimento de proteção — é caracterizada por resistência ao desgaste, riscos e umidade. Em alguns modelos, há um revestimento antiderrapante, que garante uso seguro, especialmente no banheiro e na cozinha.
-
Camada decorativa — é uma impressão realista, imitando diversos materiais. Na Mexen, você encontrará pisos vinílicos com textura de, por exemplo, concreto, tijolo, carvalho, pedra, abeto, terrazzo, nogueira. Você pode escolher entre tons brancos, marrons, naturais e cinzas.
-
Camada intermediária, ou núcleo — feita, por exemplo, de um composto SPC reforçado, influencia a estabilidade dos pisos.
-
Camada inferior — muitos modelos de pisos vinílicos possuem um reforço acústico que reduz o ruído e melhora o conforto de uso.
Quais são as características dos pisos laminados?
Os pisos laminados são amados pelos usuários devido à sua durabilidade, preço atrativo e beleza. São fáceis de instalar e disponíveis em muitos designs e cores. Assim como os pisos vinílicos, são compostos por várias camadas:
-
Camada superior — feita de resina melamínica transparente. Sua função é proteger a superfície contra desgaste, umidade e riscos.
-
Camada decorativa — confere aos pisos uma aparência natural. Comumente, as superfícies laminadas imitam pedra e madeira.
-
Núcleo de suporte — feito de placa HDF. Aumenta a resistência e durabilidade dos pisos contra deformações.
-
Camada inferior — sua função é estabilizar os pisos e melhorar o isolamento acústico.
Pisos vinílicos ou laminados — resistência à água
Um fator importante ao escolher o piso, especialmente para banheiros e cozinhas, é a resistência à água. Muitas pessoas se perguntam se os pisos vinílicos são adequados para o banheiro. Descobre-se que eles são 100% à prova d'água, devido ao fato de serem feitos de materiais sintéticos, como o composto de polímero e pedra ou plástico. Eles não incham nem deformam em contato com a água, o que os torna adequados para todos os ambientes com alta umidade. Além disso, o material é fácil de limpar. O vinil pode ser lavado a úmido, até mesmo com um esfregão a vapor.
No caso dos pisos laminados, existem duas opções:
-
Pisos laminados tradicionais — não são à prova d'água, pois possuem um núcleo de placa HDF que absorve muito bem a água. Durante o contato prolongado com a água, podem deformar-se.
-
Pisos laminados à prova d'água — possuem um revestimento hidrofóbico especial e fechaduras seladas, portanto, a água não penetra entre os pisos por várias horas. O piso laminado não é totalmente à prova d'água, e essa proteção funciona apenas por até 24 horas. Superfícies laminadas não devem ser utilizadas em banheiros, onde a umidade está constantemente em níveis muito altos.
Conclusão: a melhor escolha, se você busca resistência à água, são os pisos vinílicos.

Ao escolher o piso, verifique quais pisos são compatíveis com aquecimento por piso
O aquecimento por piso é, atualmente, amplamente utilizado em muitas casas e apartamentos portugueses. Não é de se admirar o interesse em saber se os pisos vinílicos se ajustam bem com o aquecimento. Uma boa notícia é que tanto os pisos laminados quanto os vinílicos podem ser utilizados com aquecimento por piso. As diferenças dizem respeito à condutividade térmica e à resistência a mudanças de temperatura.
A eficácia térmica dos pisos laminados é menor que a dos vinílicos. O núcleo de placa HDF possui propriedades isolantes, o que limita a penetração de calor. Consequentemente, o ambiente aquece de forma mais lenta. Importante durante a instalação é garantir o uso de folgas de expansão, pois os pisos expandem e contraem com a variação de temperatura.
Os pisos vinílicos são uma escolha muito melhor para aquecimento por piso. Destacam-se pela alta eficiência energética e aquecimento rápido do ambiente. Eles conduzem calor de forma muito eficaz, além de serem mais estáveis do que os produtos laminados. Não incham ou deformam com as mudanças de temperatura.
Pisos vinílicos ou laminados — durabilidade
Ao considerar pisos vinílicos ou laminados, você pode ter certeza de que ambas as soluções possuem boa resistência ao uso diário. No entanto, é importante notar sua resistência ao desgaste, riscos e danos mecânicos.
A camada superior durável feita de resina melamínica, que possuem os pisos laminados, faz com que sejam resistentes ao desgaste. Os pisos de maior durabilidade têm a classe de abrasão AC6. São destinados ao uso intenso e comercial.
O piso vinílico é flexível, mas mais fino do que o laminado. Na oferta da Mexen, você encontrará pisos com classe de abrasão AC4, completamente suficiente para uso doméstico e tráfego médio.
Pisos vinílicos versus laminados — diferença de preço
O preço dos pisos laminados ou vinílicos depende de muitos fatores. A qualidade do material, a espessura e o método de instalação são os mais significativos. Os pisos vinílicos ou laminados estão disponíveis em várias faixas de preço. No entanto, geralmente, os produtos laminados são a solução mais barata. Isso se deve aos custos de produção mais baixos. O acabamento do piso com vinil, embora mais caro, oferece alta resistência à água, especialmente em ambientes como banheiro e cozinha. O preço deles na Mexen começa em 68,99/m2.
Pisos laminados ou vinílicos - qual é melhor?
Se você está ponderando entre escolher pisos vinílicos ou laminados, opiniões sobre ambos são muito positivas. O que importa, antes de tudo, são suas necessidades e as exigências do ambiente em que você deseja colocar o piso.
Considere que apenas os pisos vinílicos podem ser usados no banheiro e na cozinha. Veja como cortar pisos vinílicos para obter o melhor efeito visual. Sua superfície é 100% resistente à água. São flexíveis, silenciosos e quentes, mas podem ser suscetíveis a pequenos riscos. Os pisos laminados, por outro lado, são mais barulhentos, mas também mais baratos e mais resistentes.