Soluções para Pessoas com Deficiência - Mexen
Soluções para Pessoas com Deficiência

Atualmente, as pessoas com deficiência têm cada vez mais facilidades que lhes permitem viver de forma relativamente independente e confortável. Isso aplica-se a muitas áreas, inclusive as mais básicas, como a higiene pessoal. Em locais públicos, cada vez mais surgem casas de banho adaptadas para pessoas em cadeiras de rodas. Desta forma, podem usar o banheiro ou a casa de banho sem necessidade de pedir ajuda. Tendo familiares com deficiência, vale a pena, já na fase de planeamento do banheiro ou da casa de banho, considerar as necessidades de todos os residentes. Equipamentos adaptados para as necessidades de pessoas com várias disfunções podem ser usados livremente também por pessoas totalmente capazes, o que nem sempre funciona em sentido inverso. Também é importante lembrar que, com a idade, a capacidade física diminui, por isso, ao projetar uma casa de banho para muitos anos, é bom levar em consideração o facto de que, mais cedo ou mais tarde, será utilizada por pessoas idosas.

Casa de Banho sem Barreiras

Manter o corpo e os cabelos limpos é uma das necessidades de todos, fora do período da infância, a maior parte de nós deseja fazê-lo de forma independente. Infelizmente, as pessoas com deficiência muitas vezes, apesar dos melhores esforços, precisam de ajuda para tomar banho, lavar o cabelo ou usar o banheiro. Muitas pessoas com disfunções são suficientemente capazes para lidar de forma independente, desde que lhes proporcionemos as condições necessárias. Um banheiro bem planeado e equipamentos bem escolhidos são fundamentais para garantir a autonomia no banheiro. Em primeiro lugar, deve-se lembrar de garantir espaço suficiente no banheiro ou na casa de banho para que, por exemplo, uma cadeira de rodas possa ser manobrada confortavelmente. O tamanho ideal do espaço de manobra para a cadeira de rodas é 150 x 150 cm. Deve-se assegurar o acesso conveniente à pia, sanita ou bidê. Portanto, não se deve colocar muitos móveis ou cestos de roupa suja, etc. Também é melhor evitar tapetes ao redor da sanita ou da banheira, este detalhe decorativo pode bloquear as rodas da cadeira ou criar perigo de tropeço e queda. Devido à necessidade de facilitar o acesso ao banheiro ou casa de banho, deve-se dispensar degraus nesses ambientes e instalar portas com largura não inferior a 90 cm, com a maçaneta colocada a uma altura conveniente.

Banheira ou Chuveiro?

Precisamos escolher entre conforto e funcionalidade. Sem dúvida, a banheira permite um relaxamento prolongado, mas, infelizmente, no caso de pessoas com deficiência sem assistência, esta é uma solução difícil e perigosa. Pessoas com deficiência que são independentes preferem claramente o chuveiro. A solução mais conveniente seria uma cabine do tipo walk-in com tamanho não inferior a 100 x 100 cm. Ao escolher a porta do chuveiro, vale a pena optar por uma que possa ser amplamente aberta ou substituir a porta por uma cortina de chuveiro. Optar por não usar bandeja ou escolher a bandeja de chuveiro mais baixa possível do tipo super slim facilita a entrada de cadeiras de rodas no chuveiro. Para garantir a segurança na área do chuveiro, é necessário instalar barras de apoio que permitam o movimento da cadeira de rodas para o assento do chuveiro ou que permitam um apoio adequado durante o banho. Pessoas idosas e com deficiência sentir-se-ão mais seguras sentadas durante o banho. Para elas, pode-se instalar um assento na parede, dobrável quando não estiver em uso, ou colocar uma cadeira especial. Móveis de chuveiro são feitos de materiais duráveis com superfícies vazadas. Pode-se escolher uma cadeira com ou sem apoios de braço.

No caso de haver uma banheira no banheiro e não houver possibilidade de criar uma área de duche, uma boa solução são os assentos montados na banheira. Sentados neles, podem usar o chuveiro de forma confortável. O único requisito será a instalação do assento perto da bateria do chuveiro. Ao arranjar a área de banho, deve-se minimizar o risco de escorregões. Superfícies estriadas ou tapetes de borracha colocados no fundo da banheira ou do chuveiro serão excelentes soluções.

Conforto na Sanita

Dispositivos suspensos, em vez de bidês e sanitas padrão, são uma excelente ideia para facilitar o uso do banheiro para pessoas com deficiência. Colocando-os na altura certa, poderão aproximar-se ou chegar ao local adequado e cuidar da higiene íntima. Caso a instalação da sanita na altura correta não seja possível, vale a pena considerar tampas de sanita elevadas que façam a elevação das sanitas tradicionais. A segurança de uso é garantida pelas barras de apoio fixas ou ajustáveis ao lado. Também vale considerar a instalação de uma sanita especial projetada para pessoas com deficiência. As sanitas especiais com a parte frontal aberta estão cada vez mais presentes no mercado de produtos sanitários. Ao instalar sanitas e bidês, devem ser afastados da parede a uma distância mínima de 70 cm, para garantir uma posição confortável da cadeira de rodas. Desta forma, a pessoa com deficiência poderá usar o banheiro confortavelmente sem ter que pedir assistência. Os mesmos requisitos se aplicam à instalação de bidês. Instalado num suporte embutido, o bidê permite a lavagem conveniente das partes íntimas ou dos pés, certamente mais conveniente do que usar uma mangueira de chuveiro.

Pias e Torneiras de Banheiro Convenientes

Lavar as mãos é uma das atividades de higiene básicas realizadas várias vezes ao dia. Portanto, ao projetar uma casa de banho para pessoas com deficiência ou idosas, vale considerar seu conforto e segurança. O primeiro elemento é a escolha de uma pia adequada. Algumas empresas que produzem cerâmica de banheiro oferecem pias com um design frontal especial que permite fácil aproximação com uma cadeira de rodas e lavagem das mãos sem a necessidade de se levantar. Além disso, a superfície plana permite um apoio conveniente dos cotovelos, proporcionando estabilidade adicional. A altura ideal para instalar a pia é de 80 cm. A segurança das pessoas com deficiência que se movem de forma independente é garantida por alças e grades instaladas nas imediações das pias. As pias suspensas, sem pedestais, são preferíveis, pois fornecem espaço suficiente para as pernas. O segundo elemento que facilita o uso do banheiro são as torneiras de banheiro adequadas. Para pessoas com destreza manual reduzida pela idade ou doença, foram desenvolvidas torneiras com alavancas e bicos estendidos. Para idosos e pessoas com deficiência, as torneiras sem contato, que ligam automaticamente usando fotocélulas, são bastante práticas. Outra boa opção são as chamadas torneiras médicas, nas quais o fluxo e a temperatura da água podem ser ajustados até mesmo com o cotovelo.

No banheiro, não se pode esquecer dos detalhes que facilitam o cuidado pessoal, como os espelhos de banheiro. Pendurados na altura adequada, espelhos inclináveis permitem pentear-se confortavelmente ou aplicar maquiagem.

Projetar uma casa de banho para pessoas com deficiência hoje em dia não é difícil. A maioria dos produtos necessários para seu equipamento pode ser comprada em lojas de artigos sanitários, tanto fisicamente quanto online.

Pousar...